PROGRAMAÇÃO
EMENTA
Conceituar Mediação, apresentar os diversos aspectos dos conflitos, identificando suas origens, desenvolvimento e conseqüências bem como os aspectos psicológicos e sociológicos aplicáveis à gestão adequada dos mesmos. Diferenciar os métodos adversariais e cooperativos de resolução de conflitos. Apresentar o modelo de negociação desenvolvido pela Escola de Direito da Universidade de Harvard e sua aplicação na Mediação. Compreender os aspectos básicos da comunicação interpessoal e sua aplicação na Mediação. Discutir e refletir sobre a ética na Mediação e na Arbitragem. Apresentar as raízes históricas e culturais da Mediação, seus principais modelos, pressupostos, objetivos, vantagens, limites, regulamentos, preparação, etapas e aplicações.
Apresentar e discutir as fontes e a convenção da Arbitragem, bem como os requisitos da cláusula compromissória e do compromisso arbitral, do tribunal e do procedimento arbitral. Tratar e debater o direito aplicável ao mérito do litígio e o controle estatal da sentença arbitral. Analisar e discutir os aspectos relevantes da Lei de Arbitragem
Carga Horária: 80 horas
As sextas-feiras das 18:30 as 22:30
Aos Sábados das 08:30 as 18:00
OBJETIVO
Desenvolver habilidades na condução de situações de conflitos, através de processos de Mediação e de Arbitragem.
METODOLOGIA
O programa será desenvolvido através de aulas dialogadas, exposições orais, com apoio de projeções de filmes e textos; realização e avaliação de exercícios simulados, individual e em grupo; discussões e trocas de experiências.
DISCIPLINAS:
CONCEITO DE MEDIAÇÃO //CONFLITO
PRINCIPAIS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS //NEGOCIAÇÃO NA MEDIAÇÃO //COMUNICAÇÃO NA MEDIAÇÃO //ÉTICA NA MEDIAÇÃO
ARBITRAGEM // LEI DE ARBITRAGEM// ALTERAÇÕES NO CPC // ARBITRAGEM NA PRÁTICA